O que é dermatite seborreica? Confira algumas dicas para amenizar os sintomas deste tipo de dermatite
Cabelo Cabelos Bonitos Dicas Doenças Tratamento

O que é Dermatite Seborreica?

Confira algumas dicas para amenizar os sintomas deste tipo de dermatite

A dermatite seborreica, ou caspa e eczema como é popularmente conhecida, é um quadro clínico caracterizado pela elevação dos níveis de produção de óleo pelas glândulas sebáceas do nosso organismo ou pela presença de um fungo.

Os sinais da presença desta condição são lesões de coloração avermelhada e que coçam na região dos cantos nariz, cabeça, atrás e dentro das orelhas, sobrancelhas, barba e em regiões de dobras, tais como axilas e virilhas.

A produção excessiva de sebo combinada à ação de coçar provoca a descamação característica da caspa e feridas que se não tratadas podem levar a um quadro de inflamação.O que é dermatite seborreica? Confira algumas dicas para amenizar os sintomas deste tipo de dermatite

Quais são as causas da dermatite seborreica?

Um mito em relação à manifestação da caspa é a sua associação à falta de higiene. A presença da seborreia não significa que a pessoa acometida por ela não tenha hábitos adequados de higiene pessoal.

Até o momento, não se conhecem as reais causas da ocorrência da caspa, mas acredita-se que existem determinados estados e situações que estejam diretamente relacionados à piora do quadro clínico, tais como o estresse, má alimentação, mudança brusca de clima e alterações hormonais, estas que podem estar relacionadas a outras doenças ou ao uso de determinados tipos de medicamentos.

Existe tratamento para a dermatite seborreica?

Classificada como uma condição crônica, ou seja, sem uma cura definitiva, a seborreia não possui um tratamento definitivo, mas sim algumas recomendações de cuidados que amenizam os sintomas e inibem a manifestação dos quadros ativos de seborreia.

Dicas para amenizar os sintomas da dermatite seborreica

O tratamento da seborreia pode ocorrer com a administração de medicamentos específicos e com a adoção das seguintes dicas:

  • Evite o consumo de alimentos com alta concentração de calorias e gorduras, pois eles promovem a inflamação celular e elevam ainda mais a produção de óleo. Procure pelos superalimentos antioxidantes;
  • Não tome banhos muito quentes. A água quente remove a proteção de óleo da pele, o que impulsiona a produção de mais óleo pelas glândulas sebáceas;
  • Não prenda os cabelos molhados e evite lavar a cabeça antes de dormir, pois se a causa da seborreia for a presença do fungo, a humidade pode favorecer a reprodução deste e a descamação da pele e couro cabeludo;
  • Ao lavar os cabelos, enxague-os bem, de forma a remover completamente os vestígios do xampu, creme ou condicionador;

Se mesmo seguindo as orientações, o seu quadro não melhorar, procure um especialista, ele poderá indicar outras formas de tratamento.