A Massa Capilar

A Massa Capilar: como reconstruir o seu cabelo

Os nossos cabelos produzem naturalmente nutrientes importantes para a sua manutenção. Porém, como todos nós sabemos, os cabelos sofrem diariamente agressões tanto a nível natural  (água salgada, poluição, cloro, vento etc), como a nível artificial (coloração, descoloração, relaxamento, alisamento, etc).

Tudo isto faz com que a massa capilar perca muitos nutrientes e proteínas que, por sua vez, precisam de ser restaurados intensivamente.

O processo de devolver ao cabelo o que ele perdeu é denominado de reposição de massa capilar ou reconstrução dos fios.

A reposição de massa capilar pode ser feita por um profissional através de produtos de uso também profissional, ou em casa, por meio de uma técnica especial com produtos específicos para tal que actuam profundamente na cutícula e no córtex dos fios.

Também podemos fazer a reconstrução dos fios pela ingestão de suplementos vitamínicos, com nutrientes direcionados à restituição das perdas capilares.

Neste caso é aconselhável uma consulta ao médico, para que avalie o seu problema.

Assim, para deixar os cabelos fortes e saudáveis, evitando que eles se tornam secos e quebradiços, é preciso alguns cuidados, como explicamos já a seguir.

O processo de tratamento dos cabelo é dividido em três etapas: hidratação simples, nutrição capilar e reconstrução capilar.  

Seguindo estritamente estas etapas, o cabelo ficará saudável por ter todos os elementos da sua estrutura regenerados.

Nunca fazer uma reconstrução sem antes passar pelos processos de hidratação e nutrição, que de certa forma preparam o seu cabelo para uma reconstrução bem feita e com os resultados desejados.

Vejamos mais aprofundadamente cada uma das etapas:

Hidratação

Comece por hidratar os cabelos com creme simples de massagem capilar. Hidrate os cabelos aplicando a máscara de hidratação conforme o tempo indicado nas instruções do produto, evite passar no cabelo produtos à base de silicone, pois este pode sufocar os fios de cabelo, enxague levemente, é preferível que evite o uso do secador.

Nutrição

Para a realização desta fase procure no mercado algumas marcas de produtos, à base de óleo de girassol, para nutrição dos cabelos que apresentam resultados satisfatórios a um preço considerado acessível. Depois aplique o produto seguindo as instruções da embalagem.

Reconstrução Capilar

Nesta fase é importante usar produtos que contém queratina e vários outros ingredientes indispensáveis para a reconstrução do cabelo.

Cada tipo de cabelo reage de forma diferente ao tratamento. Alguns levam meses a recuperar por causa da acumulação de danos por processos químicos, e outros levam algumas semanas a alcançar o resultado esperado.

Os processos são contínuos e devem ser realizados uma vez por mês (cabelos muito danificados podem necessitar do tratamento duas vezes por mês).

Realize todos este passos, em casa, sozinha, ou no seu cabeleireiro habitual e verá que rapidamente terá o cabelo que sempre desejou: forte, saudável e brilhante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.