como-fazer-rastas-limpas-e-perfeitas
Cabelo Cabelos Bonitos Dicas

Como fazer rastas limpas e perfeitas?

Para quem gosta de um cabelo todo estiloso e diferente, os rastas ou dreadlocks estão super em alta. Neste artigo, vamos falar sobre como fazer rastas limpas e perfeitas.
como-fazer-rastas-limpas-e-perfeitas

Foi-se o tempo em que o dreadlock era visto como algo marginalizado. A sociedade sempre teve muito preconceito sobre os diversos estilos diferentes que não seguiam o padrão.

A história do cabelo rasta começou na Jamaica, mais precisamente na década de 30. Quando a fama de Bob Marley ganhou o mundo, esse estilo se tornou ainda mais admirado e nunca mais saiu de moda.

Diferentes cores, estilos e penteados.

Quer saber como fazer rastas? Então leia este artigo até o final.

Como fazer rastas limpas e perfeitas?

Existem diferentes maneiras de fazer rastas. A forma mais tradicional é utilizando o próprio cabelo, ir enrolando e desfiando como se a intenção fosse embaraçar os fios para que os mesmos vão formando o dread.

Para quem não quer fazer com o próprio cabelo, para não correr risco de danificar, a dica é fazer o rasta de lã. Para isso, é preciso fazer uma trança onde se deseja aplicar o rasta e, em seguida, escolher quarto fios de lãs coloridos para ir envolvendo a trança até o final. Esse é para quem quer aquele estilo de rasta mais alegre e colorido.

Já o rasta feito com agulha é preciso usar um pente fino para ir desfiando as mechas dos cabelos. Essa mecha de cabelo que ficará embaraçada é conhecida no meio com o berlota.

Com a agulha de crochê, é preciso agora compactar essa mecha de forma que a mesma não fique arrepiada. Para isso, são feitos movimentos repetitivos de dentro para a fora do cabelo, até que se forme aquele rasta arrendodado.

Outra maneira de fazer rasta é utilizando a cera. Para isso, é separada uma mecha do cabelo onde se aplica a cera com a palma das mãos, até ir modelando. Em seguida, é só deixar o produto secar.

Como manter os rastas sempre limpos e perfeitos

Essa história de que quem tem cabelo rasta não lava o cabelo é mito. Pelo contrário, é preciso cuidar e lavar os cabelos para que os rastas estejam sempre limpinhos.

A primeira dica é evitar lavar todos os dias, porque as mexas dos dreads demoram muito mais para secar, e isso pode enfraquecer e prejudicar a aparência do seu rasta.

Ao usar produtos como shampoo e condicionador, aplique apenas nos fios a pelo menos 3 centímetros da raiz. Quando for secar o rasta com secador, é melhor colocar o vento frio para não agredir o cabelo.

Método caseiro para lavar os rastas

Você sabia que uma boa dica para deixar o seu rasta sempre limpo e perfeito é usar bicarbonato de sódio? Isso mesmo! E enxaguar o excesso com vinagre de maçã.

Como fazer essa mistura? Separe aproximadamente 240ml de bicabornato de sódio e 5 xícaras de água. Coloque o conteúdo todo nos rastas, inclusive no couro, e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Não precisa esfregar nem nada. A ideia é apenas deixar o produto agir.

Enxague bem com vinagre e maçã, pois o mesmo ajuda no equilíbrio do pH.

Viu, como pode ser fácil fazer rastas limpas e perfeitas?