Um dos problemas que a maioria das mulheres geralmente enfrenta é a queda de cabelo. Embora também ocorra nos homens, este problema é muito mais facilmente identificável na mulher, devido ao facto de o seu cabelo ser geralmente mais extenso.
A queda de cabelo poderá ocorrer em diferentes níveis e poderá ser causada por factores múltiplos, desde factores hormonais a distúrbios que o organismo possa estar a viver.
Contudo, a queda de cabelo poderá ser hoje em dia evitável recorrendo a uma alimentação específica e seguindo algumas dicas importantes.
Como evitar:
Relativamente à alimentação, existe uma série de alimentos que devem ser preferidos em relação a outros pelas suas potenciais propriedades atenuantes da queda de cabelo. Assim sendo, prefira alimentos com:
- Vitamina A (ovo, leite e derivados, bife de fígado);
- Vitamina B (cereais integrais, carnes magras, legumes);
- Zinco (fígado, leite, trigo);
- Aminoácidos e ferro (carnes vermelhas);
- Betacaroteno (vegetais do género da cenoura e agrião).
A alimentação tem, de facto, um enorme impacto em diversas manifestações externas do nosso organismo, e em muitos casos um cuidado especial com aquilo que comemos poderá apresentar-se como sendo uma importante solução na resolução de diversos problemas.
Para além da já falada alimentação, podem-se referir ainda mais algumas dicas:
- Evite a utilização de produtos químicos abrasivos para o cabelo;
- Evite utilizar escovas que, de certa forma, acabem por forçar a raiz dos cabelos;
- Evite banhos de água quente e demasiado longos;
- Evite temperaturas demasiado altas no secador;
- Utilize produtos hidratantes do couro capilar.
A queda de cabelo, como já foi referido, pode ter origem devido a diversos factores. Contudo, no geral a tendência de queda apresenta-se em quase todas as mulheres.
No entanto, o seu impacto varia de pessoa para pessoa, e portanto será sempre importante seguir as dicas supracitadas como uma forma de ajudar a atenuar o problema da queda de cabelo e manter um cabelo saudável.